dois ar condicionados numa parede de tijolos brancos. representa a técnica chinesa para resfriar casas

Você conhece essa técnica chinesa que resfria as casas? Prática milenar é surpreendente!

CURIOSIDADES

Sabe aqueles dias quentes onde parece que você está dentro de um forno? Então, há uma técnica chinesa que resfria as casas e que promete combater esse calor de forma totalmente ecológica.

Estamos falando dos pátios internos, uma tradição milenar que, curiosamente, pode ser a resposta moderna para os desafios atuais da sustentabilidade. No mínimo curiosa, não? Falaremos dela neste artigo, confira!

Veja também: Essa construção da China é tão grande que alterou o tempo de rotação da Terra

Um mergulho no tempo

Durante as eras Ming e Qing, esses pátios internos eram a sensação das construções. Localizados estrategicamente no centro das residências, esses espaços retangulares abertos para o céu, além de lindos, possuíam uma finalidade muito funcional: resfriar os ambientes e captar água da chuva.

Mas como funciona essa técnica chinesa que resfria as casas?

Simples! A abertura superior desses pátios permitia que o ar quente saísse, enquanto um novo ar, mais fresco, era puxado para dentro. Semelhante a uma chaminé, essa estrutura proporcionava um efeito refrescante.

A cereja do bolo, porém, é a utilização da água da chuva. Essas águas, captadas e preservadas no pátio, ao evaporarem, tiravam o calor do ambiente. Imagina ter um local na sua casa até 4,3°C mais fresco só por conta dessa técnica?

Revivendo tradições

O mais curioso é que, por anos, essa prática foi abandonada. Mas, graças às preocupações crescentes com o meio ambiente e com a busca por métodos sustentáveis, os pátios internos estão voltando à cena e mostrando para o mundo que tradições antigas podem, sim, ser soluções futuras.

Um toque de curiosidade

Além da funcionalidade, a cultura chinesa acredita que coletar água da chuva no pátio interno traria não apenas refrescância, mas também proteção e prosperidade. Ademais, essa água poderia ser usada nas atividades diárias ou até mesmo em situações de emergência, como combate a incêndios.

Quem diria que a resposta para um frescor eco-friendly estaria em uma técnica tão ancestral? Deixa a gente pensar: talvez a solução para muitos dos nossos problemas modernos esteja em olhar com mais carinho para o passado.

Quer conhecer mais curiosidades e segredos das culturas ao redor do mundo? Então, continue com a gente aqui no Seu Passatempo e mergulhe nas melhores fofocas e novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *