papa francisco sentado

Papa Francisco critica negacionismo à crise climática

NOTÍCIAS

Em um momento onde a saúde do nosso planeta está em foco, o Papa Francisco elevou a voz. Em uma declaração reveladora, o líder da Igreja Católica não poupou críticas ao estilo de vida ocidental, qualificando-o de “irresponsável”, e alertou para a aproximação de um ponto de ruptura.

Veja também: Argentina enfrenta crise que afeta remédios, equipamentos, e até carros novos

A crise climática é uma realidade que não pode ser negada

Enfrentamos, sem dúvida, a pior crise ambiental da história. “Os sinais das alterações climáticas estão aqui e são cada vez mais evidentes”, disse o Papa. Fenômenos meteorológicos extremos, secas e calor anormal são reflexos claros desta crise.

A culpa é de quem?

Francisco foi direto ao responsabilizar as grandes indústrias, líderes mundiais e, principalmente, o comportamento do Ocidente.

Para ele, o modelo de vida ocidental tem um papel significativo na deterioração do meio ambiente. “Lamentavelmente, a crise climática não é propriamente um assunto que interesse às grandes potências econômicas”, destacou.

Olhar crítico até para a própria Igreja

O Papa também não esquivou-se de fazer autocrítica. Ele reconheceu que, mesmo dentro da Igreja Católica, encontram-se opiniões pouco razoáveis e desdenhosas sobre a questão climática.

Um chamado à ação

Com a conferência climática COP28 da ONU se aproximando, a declaração do Papa é mais do que oportuna. É um chamado para que todos, líderes e cidadãos, reconheçam a urgência da situação e atuem em prol do nosso planeta.

Não quer perder nenhum conteúdo exclusivo do Seu Passatempo? Então, vá até o Google Notícias e selecione “✩ Seguir”. Assim, todas as nossas atualidades aparecerão diretamente para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *