transtorno dissociativo de identidade

Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI): desvendando a doença das múltiplas personalidades

CURIOSIDADES

O Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) é como aquele enredo de novela com várias personagens em um único ator. Nesse caso, a pessoa pode ter múltiplas personalidades coexistindo, cada uma com sua própria identidade, jeito de ser, até idade. 

Conversar com alguém com TDI pode ser como assistir a um espetáculo de atores em constante troca de figurino. Ficou curioso (a) para saber mais? Então confira o que separamos!

Veja também: Conheça A Psicologia Das Cores: Os Segredos Por Trás Das Tonalidades!

Fantástico revela o mundo interno de pessoas com TDI

No domingo (20), o programa Fantástico jogou luz sobre esse intrigante transtorno. Um dos destaques foi Giovanna Blasi, que prefere ser chamada por seu nome de registro. 

Com coragem, ela compartilhou sua experiência com o TDI, revelando que vive diariamente com incríveis 18 identidades distintas. Para ela, cada uma possui suas próprias características, maneira de falar, gostos e peculiaridades únicas.

O transtorno também é retratado no filme Fragmentado (2017) de M. Night Shyamalan. Na trama, o personagem principal tem 23 identidades e vive um sequestrador de adolescentes. Apesar da ficção, o filme trouxe mais à tona a existência do transtorno.

Desafios e enigmas no universo do Transtorno Dissociativo de Identidade

Enquanto algumas identidades podem ser tranquilas e amigáveis, outras podem ser mais assertivas ou até mesmo trazer lembranças dolorosas do passado. 

Conviver com tantas personalidades pode ser um verdadeiro desafio emocional e cognitivo. Compreender as mudanças internas e os motivos por trás delas é como solucionar um quebra-cabeça complexo.

Caminhos para entender e tratar o TDI

Profissionais de saúde mental utilizam terapias, como a Terapia Cognitivo-Comportamental, para ajudar pessoas com TDI a integrar suas diferentes identidades e enfrentar os desafios diários. 

A jornada não é fácil, mas com apoio, é possível encontrar um equilíbrio entre as múltiplas personalidades e viver uma vida mais plena.

Chegamos ao fim deste artigo, mas no Seu Passatempo, mergulhamos em temas fascinantes como esse, trazendo informações únicas e curiosas para você. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *