pessoa fazendo teste de glicemia

Diabetes: principais informações sobre a doença

DICAS

A diabetes é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, mas muitos ainda têm dúvidas sobre seus sintomas, tratamento e prevenção. Vamos desvendar esses segredos e trazer respostas direto de especialistas!

Veja também: Diabetes no Brasil: 70% só descobre a doença quando é tarde demais

Quando o açúcar no sangue se torna perigoso?

Segundo Fabiana Vazquez, membro da Sociedade Argentina de Diabetes, em resposta à BBC News, com o estômago vazio, o nível normal de açúcar no sangue é de 70 a 110 mg/dL. Após as refeições, esses valores aumentam, mas a insulina garante que eles retornem rapidamente ao normal (geralmente em duas horas).

Valores ​​maiores que 180 mg/dL mantidos por mais de 2 horas são tóxicos para as células e podem causar danos permanentes.

De modo geral, quem tem a doença precisa ter cuidado e evitar ficar com o nível de glicose inferior a 70 mg/dL.

Como identificar a diabetes?

Fome, perda ou ganho de peso, desidratação, sonolência, fadiga e vontade frequente de urinar podem ser alguns dos principais sintomas. No entanto, quem tem o tipo 2 da doença, pode não apresentar sintomas de um modo geral.

Por isso, o ideal é realizar exames de rotina, com o intuito de verificar o nível de glicose periodicamente.

Como curar a diabetes?

Bem, é importante que você saiba que a diabetes é uma condição sem cura. No entanto, é possível viver com ela, desde que haja um bom controle da alimentação, uso de medicação e até a prática de exercícios.

Além disso, o transplante de pâncreas é uma alternativa agressiva que resolve em muitos casos a falta de insulina na diabetes tipo 1.

Porém, de modo geral, evitar a doença é o ideal! Cuidar do peso e da alimentação, além de se exercitar, auxilia nessa prevenção. É importante que pessoas com tendência hereditária redobrem os cuidados preventivos e sempre estejam se consultando para receber melhores orientações e controlar o nível de glicose.

Alimentação e diabetes, confira o que evitar e o que comer

Excesso de carboidratos na dieta, além de alimentos enlatados, gorduras e pouco saudáveis corroboram para a diabetes. Em contrapartida, legumes, vegetais e frutas podem auxiliar na prevenção da doença, garantindo uma dieta mais equilibrada.

Então, agora você sabe! A diabetes não é um mistério, mas uma condição que pode ser controlada com cuidado e atenção. Cuide da sua saúde, siga uma dieta equilibrada e mantenha-se ativo. Quer mais dicas sobre saúde? Continue acompanhando o Seu Passatempo!

Não quer perder nenhum conteúdo exclusivo do Seu Passatempo? Então, vá até o Google Notícias e selecione “✩ Seguir”. Assim, todas as nossas atualidades aparecerão diretamente para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *