quem é o mais inteligente

Truque infalível para descobrir quem é o mais inteligente em um grupo de pessoas

DICAS

Em diversos contextos de negócios e sociais, é relativamente fácil identificar quem é a pessoa mais poderosa ou influente na sala. Geralmente, ela ostenta o título mais impressionante, todos buscam sua aprovação, e quando ela se manifesta, o grupo costuma concordar. Contudo, vale destacar que a pessoa mais poderosa raramente é a mais inteligente.

Veja também: Semana de trabalho de quatro dias? O Brasil está testando essa novidade!

Observando além das aparências

A questão que muitos se perguntam é: como identificar a mente brilhante por trás das cortinas? E existe um truque simples que pode ajudar a encontrar essa pessoa entre outras presentes.

Observe para quem a pessoa mais poderosa do recinto olha enquanto fala.

Quando fazemos afirmações ou respondemos a questionamentos, instintivamente verificamos se os outros ao nosso redor concordam, e costumamos buscar a aprovação de quem consideramos mais inteligentes.

A busca por validade

Somos seres sociais, e a aprovação de nossos pares é importante. No entanto, mais crucial do que a aprovação dos pares é receber validação de alguém que consideramos um líder de pensamento ou um especialista em um determinado tópico.

Então, quando você estiver em uma reunião ou conferência, sempre observe para quem a pessoa mais sênior da sala busca aprovação após responder a uma pergunta. Quem ela respeita e busca o olhar para fornecer insights adicionais?

Filme “Moneyball” retrata muito bem isso!

Moneyball
Foto: Internet/Reprodução.

O filme “Moneyball” nos oferece um ótimo exemplo disso. Brad Pitt está em uma reunião com seus técnicos e olheiros discutindo quais jogadores trazer para a próxima temporada. Sempre que a equipe o questiona ou questiona a nova filosofia que ele está tentando implementar, ele olha para o personagem de Jonah Hill.

Pitt é a pessoa mais poderosa na sala, o gerente geral do Oakland A’s, com a última palavra em tudo. Quando as questões se tornam difíceis, porém, ele se volta para o analista de dados de elite para validar seu argumento e teoria.

Coloque em prática!

Da próxima vez, você já sabe: quando você se encontrar em uma sala cheia de pessoas e estiver se perguntando quem é a pessoa mais inteligente, deixe que a pessoa mais poderosa na sala lhe diga.

Você não precisa perguntar a ela diretamente; basta observar para quem ela busca aprovação quando faz declarações e responde a perguntas.

Quer mais insights sobre situações sociais e de negócios? Continue explorando o Seu Passatempo para mais conteúdo intrigante e atualizado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *