homem de calça jeans com a mão por trás das calças. representando um flatulista

Flatulista: veja o homem que ganhou fama e riqueza apenas com… peidos!

CURIOSIDADES

Roland, conhecido pela peculiar profissão de flatulista, tinha uma habilidade singular: ele era pago para soltar gases diante de uma plateia. No mesmo século em que Roland brilhava, na Irlanda, outros 12 artistas do peido também faziam sucesso. Ficou curioso (a)? Então, confira!

Veja também: Esta foi a cirurgia mais letal da história, com 300% de taxa de mortalidade

Flatulista: mais que risadas, uma profissão

Engana-se quem pensa que flatulência era apenas motivo de gargalhadas. Para alguns, como Roland, esse era um meio de vida. Durante o século XII, na Inglaterra, figuras como ele atendiam à crescente demanda por entretenimento, exibindo-se nas ruas e nas cortes da nobreza.

A generosidade do rei Henrique II

A principal e talvez única fonte que cita Roland é o Livro de Taxas, um documento do século XIII.

Nele, encontra-se uma curiosa descrição da apresentação de Roland e sua remuneração: “Unum saltum et siffletum et unum bumbulum”. Traduzindo do latim: “um pulo, um assobio e um peido”. Essa era uma pequena sinfonia de sons corporais que parecia ser o grande destaque das festividades natalinas do rei.

Aliás, tamanha era a destreza de Roland que, em reconhecimento a seu talento, o rei Henrique II lhe concedeu uma mansão em Hemingstone, Suffolk.

O valor de um bom peido

Além de nos fazer rir, o feito de Roland nos mostra como a flatulência profissional era um feito a se valorizar antigamente! Afinal, ele não só recebeu uma mansão, mas também o reconheceram com 30 a 100 acres de terra, um feito impressionante para a época.

No entanto, os tempos mudaram e as tradições natalinas da monarquia britânica também. Mas a história de Roland permanece como um lembrete curioso e divertido de como o senso de humor, mesmo o mais irreverente, sempre encontrou espaço nas cortes e corações daqueles tempos.

Não perca mais histórias curiosas como essa do flatulista da monarquia! Para isso, continue navegando pelo Seu Passatempo e descubra outros tesouros escondidos da história. Junte-se a nós nessa jornada de descobertas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *