Barragem das Três Gargantas

Essa construção da China é tão grande que alterou o tempo de rotação da Terra

CURIOSIDADES

Seria possível construir algo tão imenso a ponto de influenciar o movimento da Terra? Parece coisa de ficção científica, mas já é uma realidade. Vamos conhecer mais sobre a Barragem das Três Gargantas na China.

Veja também: Veja quais foram os 5 terremotos mais fortes da história

O gigante da engenharia moderna

Situada na província de Hubei, essa estrutura colossal é responsável pela maior usina hidrelétrica do mundo, produzindo impressionantes 22.500 MW de energia. Quando cheia, a água do reservatório atinge 175 metros acima do nível do mar e 95 metros acima do nível do rio.

Um impacto planetário

O vasto reservatório, que pode inundar uma área de até 632 km², armazena um total assombroso de 42 bilhões de toneladas métricas de água. Cientistas da NASA confirmam que, ao encher o reservatório, ocorre um fenômeno conhecido como momento de inércia, que tem efeitos na rotação da Terra.

Redefinindo o tempo e a forma da Terra

Estudos apontam que a Barragem das Três Gargantas influencia na rotação da Terra, adicionando 0,06 microssegundos ao comprimento de um dia. Além disso, modifica sutilmente a forma do nosso planeta, tornando-o um pouco mais arredondado no centro e achatado nos polos.

Encantado com as maravilhas da engenharia e seu impacto no nosso planeta? Continue navegando pelo Seu Passatempo e descubra mais curiosidades incríveis do mundo que nos rodeia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *