Se você tem o costume de colocar borra de café nas suas plantas PARE AGORA!

DICAS

Quem não adora um café fresquinho logo pela manhã, não é mesmo? Mas antes de usar a borra de café como fertilizante nas suas plantinhas, pense duas vezes! Vamos te contar por que essa prática pode não ser tão amigável para o seu jardim quanto você imagina.

Veja mais: 6 perigos domésticos que podem ameaçar seu amigo felino

O problema com a borra de café

Embora a borra de café contenha alguns nutrientes que as plantas gostam, como nitrogênio, ela também pode trazer consigo alguns inconvenientes. A textura compacta da borra de café molhada pode prejudicar a drenagem do solo, levando a problemas de raiz e apodrecimento.

Invasão de fungos e mofo

A borra de café úmida é o lugar perfeito para o desenvolvimento de fungos e mofo. Isso não apenas afeta a saúde das plantas, mas também cria um ambiente desagradável para o seu jardim. Ninguém quer um jardim com fungos, certo?

Insetos indesejados, como formigas, adoram borra de café. Colocar a borra diretamente no solo pode atrair esses bichinhos, tornando-se um incômodo para suas plantas e para você.

Alternativas inteligentes

Em vez de jogar a borra de café diretamente nas plantas, considere outras alternativas. Você pode adicionar a borra de café à sua pilha de compostagem, onde ela será decomposta e se tornará um excelente fertilizante orgânico. Além disso, diluir a borra em água e usar como um fertilizante líquido pode evitar problemas de compactação no solo.

Cuidado com o café!

Embora o café seja uma paixão para muitos de nós, ele pode não ser o melhor amigo das suas plantas quando usado de maneira inadequada. Evite colocar borra de café diretamente no solo e opte por alternativas mais amigáveis para garantir um jardim saudável e livre de problemas.

Gostou das dicas? Para mais informações sobre cuidados com plantas e segredinhos para um jardim espetacular, continue explorando o Seu Passatempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *