óculos de grau e notas musicais

Som e visão: você abaixa o som do carro ao estacionar?

CURIOSIDADES

Você já se pegou abaixando o som do carro instintivamente enquanto tentava estacionar ou dar ré? Não se preocupe, você não está sozinho nesse hábito peculiar que envolve o som e visão. Um estudo recente realizado na Suécia revelou que essa reação tem uma explicação científica fascinante. Confira!

Veja também: Curiosidades tecnológicas do futuro: táxis voadores são apenas o começo! 

Entenda a relação da concentração visual e resposta auditiva

Após analisar exames de ressonância magnética de 32 voluntários, os pesquisadores descobriram que quando as pessoas estão focadas em uma tarefa visual, a capacidade de resposta dos nervos auditivos diminui automaticamente.

Em outras palavras, o cérebro reduz o volume da audição para evitar distrações sonoras ao redor, permitindo que você se concentre melhor na tarefa visual em questão.

Priorizando tarefas no cérebro

Essa reação instintiva é uma forma do cérebro priorizar as tarefas, diminuindo a interferência de estímulos sonoros que poderiam distraí-lo.

Se mesmo com essa resposta subconsciente você ainda não consegue se concentrar adequadamente, seu instinto entra em ação, recusando ativamente a entrada do som de maneira involuntária.

É como se seu cérebro dissesse: “Nada de distrações sonoras agora, estou ocupado!”

Confie no seu instinto!

Portanto, da próxima vez que você automaticamente abaixar o som do carro enquanto procura um lugar para estacionar, saiba que seu cérebro está apenas fazendo o seu trabalho para ajudá-lo a se concentrar melhor.

Essa é uma resposta inteligente e instintiva do seu subconsciente referente ao som e visão para tornar suas tarefas visuais um pouco mais fáceis.

Não quer perder nenhuma fofoca científica? Então, vá até o Google Notícias e selecione “✩ Seguir”. Assim, todas as nossas curiosidades aparecerão diretamente para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *