pessoas com constrangimento no elevador

Constrangimento no elevador: por que ficamos tão tensos? Psicólogos explicam!

CURIOSIDADES

Entrar em um elevador com desconhecidos pode ser uma das experiências mais desconfortáveis para muitos. Ficamos em dúvida: olhamos nos olhos, acenamos ou tentamos puxar papo? Essa situação pode ficar, de fato, bastante tensa. Para saber como se livrar do constrangimento no elevador, confira o que separamos!

Veja também: 5 hábitos que envelhecem a pele: conheça-os para evitar!

Desvendando o mistério

A Dra. Becky Spelman, especialista em comportamento humano, juntamente com a cientista comportamental Araminta Naylor, destrincharam essa situação. Por que será que sentimos tanto constrangimento no elevador? Eles contam para a gente!

Falta de espaço e regras claras

Segundo Naylor, a sensação de confinamento em um local sem visibilidade e controle traz desconforto. Adicionalmente, a falta de regras sociais claras em elevadores amplia a insegurança sobre como agir.

Ao contrário de ônibus e trens, onde existe um certo padrão de comportamento, nos elevadores, esse padrão é nebuloso.

O silêncio que pesa

Há ainda o silêncio ensurdecedor, pontuado apenas pelo “ping” ocasional do som do elevador. Este ambiente silencioso pode amplificar nossa autoconsciência e a pressão para quebrar o silêncio torna-se palpável.

Estranhos em espaços apertados

A Dra. Spelman ressalta que situações com grupos de desconhecidos já são complicadas, mas colocá-los em um elevador torna tudo ainda mais desconcertante. Especialmente quando são apenas duas pessoas, a sensação de desconforto pode ser intensificada.

Desafios da conversa fiada

Para muitos, a perspectiva de um papo casual é assustadora. Por isso, a preocupação de dizer algo inapropriado ou simplesmente a falta de assunto torna o silêncio mais atraente.

Dicas para situações como essa

Muitas vezes, reagimos com base em sugestões externas, como a linguagem corporal de outra pessoa. Então, a Dra. Spelman sugere prestar atenção em sinais não verbais, como um sorriso amigável ou contato visual. Eles podem indicar abertura para uma conversa.

Se identificou com a situação? Ficou curioso para saber mais sobre comportamentos humanos? Então continue navegando pelo Seu Passatempo e mergulhe em mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *