Equitaçaõ Vegana

Equitação vegana: o que significa essa expressão que têm ganhado popularidade?

CURIOSIDADES

O veganismo se estende não apenas à alimentação, mas também ao vestuário, produtos de beleza, entretenimento e outros aspectos da vida cotidiana. Mas e a equitação vegana, você sabe o que é ou mesmo já ouviu falar?

Ao longo deste artigo desmistificamos esses termos e explicamos tudo sobre seu significado. Confira!

Veja também: Confira O Que Disse A Família Adotiva Processada Por Michael Oher, Jogador Que Inspirou O Filme ‘Um Sonho Possível’

O que é a equitação vegana?

Os termos que vêm se popularizando, equitação vegana, retratam uma abordagem que busca praticar a equitação (ou seja, a prática de montar e guiar cavalos) sem usar produtos de origem animal ou que explorem animais.

A equitação tradicional frequentemente envolve o uso de selas, arreios e outros equipamentos feitos de couro, bem como o uso de produtos como rédeas de seda ou crina de cavalo, e mais importante ainda, o cavalo.

No entanto, o que se tem falado é que os adeptos do veganismo podem optar por alternativas livres de produtos de origem animal, incluindo substituir o animal por um cavalo de pau.

Além disso, a equitação vegana envolveria o uso de materiais sintéticos e não derivados de animais, como selas e arreios de materiais como microfibra, neoprene ou nylon.

Além disso, produtos como rédeas e mantas podem ser feitos de materiais veganos, como algodão ou fibras sintéticas. O objetivo é evitar o uso de produtos que tenham envolvimento direto ou indireto com animais.

É um esporte de verdade?

Na verdade, não. Embora estejam circulando uns vídeos super interessantes sobre essas competições de hipismo, a verdade é um pouquinho diferente!

Essa competição é uma tradição antiga na cidade de Seinäjoki, na Finlândia, e não tem absolutamente nada a ver com veganismo. Ela é organizada pela Finnish Hobbyhorse Association e tem como objetivo celebrar a herança cultural do país escandinavo.

As provas incluem desafios como corridas com obstáculos e outros tipos de habilidades. A única diferença é que esses cavalinhos têm um cabo de madeira um pouco mais curto.

Apesar das brincadeiras que estão rolando na internet por parte das pessoas que não conhecem essa tradição finlandesa, lá na Finlândia eles levam a sério mesmo. Eles afirmam que foram eles que inventaram a história do cavalinho de pau e, por isso, têm muito orgulho de manter viva essa tradição.

Além da competição anual, eles têm até feiras especializadas onde esses brinquedos são vendidos e grupos de colecionadores que curtem demais essa história toda. Incrível como o mundo está cheio de peculiaridades, não é mesmo?

1 thought on “Equitação vegana: o que significa essa expressão que têm ganhado popularidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *