Motoristas de aplicativo

Motoristas de aplicativo poderão receber multa de R$1.412 por esta razão

NOTÍCIAS

Um Projeto de Lei (PL) que tramita na Câmara dos Deputados está gerando polêmica entre os motoristas de aplicativo. Proposto pelo deputado Marcos Soares (União-RJ), o PL 128/24 visa penalizar os motoristas que se recusarem a ligar o ar-condicionado em seus veículos quando solicitados pelos passageiros.

Como resultado, a multa proposta é de até um salário mínimo, equivalente a R$1.412.

Veja também: Cruzou o sinal amarelo? Veja se isso pode gerar multa de trânsito

Projeto de lei em análise

O PL proposto por Soares está em análise nas comissões de Constituição, Justiça e de Cidadania, além da comissão de Defesa do Consumidor na Câmara dos Deputados.

Caso aprovado, o texto não precisará ser submetido à votação em plenário, devido à autonomia das comissões para decisão.

Cobrança extra e reclamações dos consumidores

A controvérsia em torno do projeto surgiu de relatos de clientes que afirmam terem sido cobradas taxas adicionais pelos motoristas para ligar o ar-condicionado durante as corridas. Tal prática levou a várias reclamações nos Procons de diversas cidades brasileiras.

Além disso, segundo os consumidores, a cobrança extra é realizada fora do valor estabelecido no aplicativo, exigida pelo motorista durante o trajeto.

O deputado Soares argumenta que, uma vez que o ar-condicionado é um requisito para a participação dos veículos nos aplicativos de corrida, os passageiros não devem pagar taxa adicional pelo seu uso.

Origem do hábito durante a pandemia

O hábito de realizar corridas sem o ar-condicionado ligado teve início durante a pandemia da Covid-19, como medida sanitária. No entanto, mesmo após o fim da pandemia, a prática persistiu como forma de protesto dos motoristas contra a remuneração oferecida pelas plataformas de corrida por aplicativo.

Dados apresentados pelos próprios motoristas indicam que as empresas de aplicativos retêm até 40% do valor cobrado por viagem, o que tem motivado a busca por alternativas para aumentar a renda.

Não quer perder nenhum conteúdo exclusivo do Seu Passatempo? Então, vá até o Google Notícias e selecione “✩ Seguir”. Assim, todas as nossas atualidades aparecerão diretamente para você!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *