o que seu odor corporal diz sobre sua saúde

O que seu odor corporal diz sobre sua saúde?

CURIOSIDADES

Você já parou para pensar que o cheiro que exala pode dizer muito sobre sua saúde? Pois é! Da mesma forma que apreciamos o aroma do café recém-cozido ou o perfume de uma flor, o nosso próprio odor tem histórias para contar. Veja o que seu odor corporal diz sobre sua saúde.

Veja também: Água Com Casca De Laranja: Um Segredo Saudável Que Você Precisa Conhecer

A ciência por trás do cheiro

Todo mundo tem um cheiro único. Isso ocorre graças a uma combinação de genes, chamada complexo principal de histocompatibilidade.

Esses genes influenciam na produção de proteínas e substâncias químicas que, junto com o suor, óleos e outros elementos, compõem nosso aroma pessoal.

Além disso, ao entrar em contato com o ar, micróbios presentes em nossa pele transformam essas substâncias, dando o toque final ao que chamamos de “nosso cheiro”.

Identidade e aroma: mais conectados do que você imagina

O interessante é que nossos odores podem ser tão distintos a ponto de servir como uma assinatura olfativa. Cães farejadores, por exemplo, conseguem seguir o rastro de uma pessoa específica em meio a muitos outros cheiros.

Pesquisas até mostraram que cães são capazes de diferenciar gêmeos idênticos por seus odores, mesmo que esses gêmeos vivam em ambientes diferentes.

O que seu odor diz sobre sua saúde?

Há também evidências que ligam nosso odor à nossa saúde. Cães treinados, por exemplo, podem detectar doenças como câncer ou alertar diabéticos sobre alterações em seus níveis de glicose. De forma semelhante, estudos apontaram que é possível identificar pessoas com COVID-19 apenas pelo cheiro de suas mãos com uma precisão considerável.

Odor e investigação: uma dupla surpreendente

Para além da saúde, nosso cheiro tem potencial para revolucionar o campo forense. Imagine coletar amostras de cheiro em cenas de crime e usá-las para identificar suspeitos? Ainda é um campo em desenvolvimento, mas as possibilidades são fascinantes.

Curioso por mais matérias como esta? Visite a nossa página no Google Notícias, clique em “✩ Seguir” e mantenha-se atualizado com todas as dicas do Seu Passatempo direto no seu celular!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *