homem chateado porque levou multa. ele é branco, ruivo, está com am ão na testa e fazendo uma expressão de quem se deu mal. ele veste uma camisa social azul enquanto segura a multa com a outra mão. seu carro é prata

Como anular multa de excesso de velocidade? Saiba já!

DICAS

Já foi surpreendido por um flash de radar enquanto dirigia e sentiu aquele frio na barriga? Pois é, os radares espalhados por aí estão sempre de olho, mas nem sempre eles estão corretamente sinalizados! Por isso, saiba agora como anular uma multa de excesso de velocidade.

Veja também: Truques úteis para carros: dê um upgrade com dicas simples!

O que a lei diz sobre radares?

Quando falamos em velocidade nas vias, é crucial que os radares estejam bem indicados para que os motoristas não sejam pegos de surpresa. E se a fiscalização não seguir os padrões determinados, saiba que você tem todo o direito de questionar aquela multinha indesejada.

A Resolução 798/2020 do Contran é bem clara sobre como deve ser a sinalização nos radares e lombadas eletrônicas. Tudo deve ser visível, informando ao motorista a velocidade permitida no local. E se a sinalização for inadequada ou estiver faltando? Isso pode ser sua salvação para recorrer!

A distância importa e muito

A localização das placas antes do radar varia conforme a via e a velocidade permitida. Por exemplo, em uma via urbana com velocidade inferior a 80 km/h, a sinalização precisa estar a uma distância de 100 a 300 metros antes do radar. Essas regras mudam quando estamos falando de rodovias e diferentes velocidades permitidas.

E aí, levou a multa?

Se a autuação ocorreu em um local onde a sinalização não estava correta, é seu direito contestar! O Artigo 90 do CTB protege o motorista, permitindo a anulação da multa em casos de sinalização inadequada. Mas claro, não esqueça de recorrer dentro do prazo e apresentar todas as evidências necessárias.

Afinal, ninguém gosta de ser pego de surpresa, ainda mais quando o assunto é multa, não é? Fique sempre atento às regras e, caso sinta que algo não está certo, faça valer seus direitos.

Não quer perder nenhum conteúdo exclusivo do Seu Passatempo? Então, vá até o Google Notícias e selecione “✩ Seguir”. Assim, todas as nossas atualidades aparecerão diretamente para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *